10 de nov. de 2016

Água se Planta


E quem disse que não podemos plantar água? Com a Agrofloresta Caminho já se vê sinais que é perfeitamente possível. Iniciamos a cobertura dos canteiros com troncos e folhas trituradas, e logo caíram chuvas de primavera. Observamos que depois da chuva a terra descoberta seca completamente, mas, foi só verificar sob a matéria orgânica nos canteiros para se ver que há muita água por baixo. O esforço que estamos fazendo no corte dos troncos com motoserra, e a trituração das folhas e galhos já está compensando. Hoje, concluímos um canteiro de produção e um de cobertura. Serão dez de cada. Para evitar que o vento leve as folhas colocamos folhas de coqueiro para também permitir a entrada da água. 

A biodiversidade necessária na agrofloresta também está nas pessoas, nos pensamentos, nos conhecimentos, nas vivências e nas habilidades. Os humanos da Agrofloresta Caminho é biodiverso disso tudo. Juntos temos força e a capacidade de atender o chamado da natureza. Cuidamos da terra e a terra cuida da gente. Nos denominamos caminheiros, egressos daquilo que nos tira a vida e desbravador do caminho da luz que constroí os nossos destinos. De mãos dadas, corações entrelaçados caminhemos!


4 comentários:

  1. Parabéns ao grupo! Queria muito estar aí com vocês. :/

    ResponderExcluir
  2. Que Deus continue iluminando a todos. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. É realmente gratificante a convivência com seres humanos e a natureza na perspectiva de abrir caminhos para a emancipação! Tamo junto.

    ResponderExcluir
  4. Como anda essa organização em torno dessa nova forma de vida, atualmente?

    ResponderExcluir